Astrologia e Constelação Familiar

Como essas duas abordagens se conversam

por Nayá

1/31/20231 min read

A Astrologia é uma ciência tão antiga quanto a humanidade e é capaz de abarcar toda a natureza terrestre e seus acontecimentos. Num mapa de nascimento podemos encontrar um raio-x do mundo psíquico e emocional de uma pessoa com elementos ricos e complexos que muitas vezes estavam ocultos ou adormecidos pra ela mesma. É uma ferramenta de diagnóstico.

São informações primordiais de possíveis dinâmicas, traumas, exclusões e dificuldades que podem ser trabalhadas à luz de uma vivência de Constelção Familiar, identificando e clareando pontos que estão mais urgentes naquele momento da consulta.

É sempre olhando o mapa inteiro que compreendemos melhor as manifestações de um determinado aspecto na vida prática de uma pessoa, mas pra dar um exemplo, tensões entre Sol e Lua, que são as representações arquetípicas de Pai e Mãe, podem indicar que essa pessoa tem uma imagem interna desarmônica de seus pais e que o masculino e o feminino não estão bem integrados dentro dela. Pode ter havido entre esses pais uma desarmonia prática em torno do nascimento do filho, como desentendimentos e separação, ou um contexto no qual cada um olhava numa direção diferente, não estavam energeticamente unidos, e isso é sentido e registrado na psique do filho, na formação de sua base relacional.

Um dos efeitos dessa tensão pode ser a sensação de que só pode estar com um ou com outro. Ou, por outra, só pode agir e não sentir, ou só pode sentir e não agir. Sua vontade e seu brilho pessoal podem ficar dissociados do seu campo emocional e de sua sensibilidade/intuição, o que pode trazer consequências pro sujeito, entre elas: um não preenchimento. Realizar algo, mas não se sentir amado, por exemplo.

E assim podemos identificar o que no mapa de cada um carece de um tratamento mais profundo que pode ser bem colocado numa Constelação. É claro que no mapa também podemos indentificar a necessidade de outras terapias (quando necessárias), mas aqui estou trazendo a Constelação por ser uma ciência terapêutica igualmnete ampla e profunda como é a Astrologia, cada uma em sua esfera.